As leoas
    Animais     Felinos     Leões     As leoas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   As leoas
   Comportamento dos leões
   Os leões
   Características dos leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


As leoas
108

Seguramente que já ouviste a frase: “as mães defendem os seus filhos como leoas”. É que esse comportamento protector é muito característico destes felinos.

Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo das deusas de Creta, Frígia, Síria, Mecenas, Trácia, Lícia e Esparta. Na Índia e no Tibete são o símbolo da terra e da maternidade. As leoas representam a força, a vigilância e o instinto protector.

A sua principal característica física para diferenciar dos machos é que não têm qualquer juba. Geralmente têm crias duas vezes por ano. As suas ninhadas têm em média entre duas a quatro crias e o período de gestação dura cerca de 100 dias.

Todas as crias da manada são criadas juntas. As leoas deixam que as crias de outras se alimentem delas até aos três meses, que começam a comer carne. As crias não são consideradas adultas até aos três a quatro anos de idade.

As leoas

As leoas estão encarregues de trazer o alimento à manada e portanto, de caçar. Enquanto elas caçam, deixam as suas crias com as leoas mais jovens. Normalmente são duas leoas que se aproximam a um animal, enquanto as outras se escondem e esperam pelo momento para atacar. Em caso do animal escapar ao primeiro ataque, são elas que passam à acção.

Os estudos realizados demonstram que as leoas conseguem um caça com êxito em uma em cada quatro oportunidades. Os machos esperam que as leoas terminem a caça para dar-lhes de comer primeiro.

Quando as fêmeas tenham criado as suas crias, normalmente podem continuar na manada, a não ser que haja muitas fêmeas e não haja sítio para ficarem. As que são banidas de uma manada não serão mais admitidas por outra manada. A única possibilidade é se forem mais do que uma, unem-se e criam a sua própria manada.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   felinos, leões
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso