Alimentação
    Animais     Felinos     Leopardos     Alimentação
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Os leopardos
   Leopardo Africano
   Leopardo-das-neves
   Leopardo-do-norte-da-China
   Leopardo-nubeloso
   Alimentação
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Alimentação
66

Leopardos: AlimentaçãoO leopardo tem fama de ser um caçador perfeito. As suas capacidades principais são uma aceleração fulminante devido a um efeito de ataque surpresa imprevisível. É um animal que mata com uma facilidade temível as suas presas. Muitos o consideram o predador perfeito.

O leopardo é um animal eclético em relação à sua dieta. Alimenta-se de presas antílopes de tamanho médio: gazelas, nialas, impalas, gnus, pequenas zebras, …

Um leopardo é completamente capaz de abater um gnu ou uma zebra adulta, mas depois não seria capaz de içá-los para cima da árvore devido ao enorme peso destes animais e protegendo assim a sua comida dos leões e das hienas. De resto, o leopardo ignora estes grandes animais para invés caçar mamíferos de tamanho médio, visto que estes já pode transportar.

A sua alimentação também inclui macacos (babuínos, chimpanzés, pequenos gorilas, …), assim como toda a classe de pequenos animais (roedores, coelhos, pássaros, serpentes, insectos e até peixes). Na Índia, a sua alimentação vai desde carne de porco selvagem, crias de veado, pavões, … Em período de grande seca, já se chegou a ver leopardos a atacar crocodilos.

O leopardo mata por estrangulação ou por uma dentada na cabeça e posteriormente iça a sua vitima a uma árvore fora do alcance das hienas, leões, abutres, … Este felino consegue içar também algumas presas mais pesadas do que eles às árvores, graças às suas fortes patas traseira e força da sua mandíbula.

O leopardo prefere caçar impalas (antílopes muito rápidos e ágeis) na escuridão da noite. Os impalas são mais vulneráveis ao anoitecer pois a sua visão nocturna é menos boa do que a dos leopardos. Esta desvantagem faz com que os impalas sejam menos rápidos e menos vigiantes à noite.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   alimentação, felinos, leopardos
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso